setembro 2017
D S T Q Q S S
« ago    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Utilizando leitora de cartão Smart Card no Linux

Leitora Teo

Leitora Teo by Xiring

Hoje peguei no banco um leitor de cartão Smart Card para utilizar no Home Banking. Já tinha ouvido falar muito que o suporte a Linux destas leitoras são bem restritos, mas mesmo assim resolvi me aventurar. Ganhei junto uma leitora “Teo By Xiring”. Depois de um pouco de pesquisa, descobri que ela funciona no Linux, apesar de várias referências dizerem que não tem suporte.

Durante a pesquisa, descobri que o PCSC-Lite, juntamente com o driver CCID lê este hardware, e a muitos outros (veja nesta lista).

Basta instalar o PCSC-Lite e o CCID. Certifique-se que o daemon pcscd está sendo executado, e se foi criado o arquivo de regras do UDEV no diretório /etc/udev/rules.d/ (procure por *pcscd_ccid*.rules).

Caso sua distribuição não possua os pacotes, instale manualmente, não esquecendo de após instalar o CCID, copie manualmente as regras do UDEV, que não são instaladas por padrão, utilizando:

cp src/pcscd_ccid.rules /etc/udev/rules.d/10-pcscd_ccid.rules

Reinicialize o seu udev, e certifique-se de adicionar nos scripts de inicialização da sua distribuição a inicialização do daemon pcscd.

Lembre-se que basta estar o daemon pcscd em execução, com o driver CCID instalado, plugar a leitora e acessar o Home Banking no navegador que já está funcionando.

Adendo (adicionado em 04/Jan/2011):

Vasco Digipass 905

Leitora Vasco Digipass 905

Ontem meu colega testou as mesmas bibliotecas no MacOS Snow Leopard, escrevendo este artigo utilizando a leitora dele, uma Vasco Digipass 905. Hoje ele trouxe a mesma leitora e testamos no Linux e a mesma funcionou perfeitamente sem nenhuma modificação ou configuração, ou seja, mais uma testada e aprovada.

3 comentários para Utilizando leitora de cartão Smart Card no Linux